AULAS 6º2 R



Semana 4 – Volume 2 PET

Semana de 20/07 a 24/07

Turma: 6º ano                      Número de atividades por semana: 03

Dia para envio das atividades feitas: 23/07                     Data da correção: 24/07(sexta-feira)

Assunto: Variações Linguísticas

 

ATIVIDADE 1

Apostila – PET – páginas 10 a 13 – leitura e exercícios

 

Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO

LEIA:

Quer conhecer a Paraíba?

    Você conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce primeiro antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.

    […]

    Hummmm… e tem mais: vocês devem saber que todo mundo aqui nasce com o forró no pé, né? O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça. E ai do noivo se ele fugir do compromisso! Ôxe, você tá pensando que é só isso? Tem muito mais! 

    Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna e músicos conhecidos em todo o Brasil, como Flávio José, Elba Ramalho e Chico César. 

    […]

    A vegetação e o clima mudam de acordo com cada lugar. É que mesmo sendo um estado só, a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural. 

    Lá também tem vários pontos onde dá para ver um pôr do sol bem bonito: a tradicional Praia do Jacaré (onde todo dia um saxofonista toca o “Bolero de Ravel” há anos) e o Hotel Globo, que fica no Centro Histórico. E falando em Centro Histórico, vocês precisam conhecer e tirar fotos nas casinhas coloridas, praças e igrejas bem antigas que tem por lá. 

    Gosta de cinema? O que acha de conhecer um lugar onde filmes como “O Auto da Compadecida” foram filmados com ajuda dos moradores? Pois é. Cabaceiras, outra cidade da Paraíba, é conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Sabe por quê? Não sei… “só sei que foi assim”! 

    É isso, galera! A gente poderia passar horas e horas falando de um monte de coisas que tem e acontece aqui na Paraíba. Mas esperamos que você e sua família venham conferir de pertinho. E, para nunca esquecer da visita, não deixem de levar lembranças do nosso artesanato e um saquinho de cocadas, castanhas e rapaduras para presentear os amigos!

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – No segmento “É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.”, a que o texto se refere?

R:

 

Questão 2 – A linguagem coloquial está presente no trecho:

(     ) “Calma, deixa a gente explicar […]”

(     ) “[…] a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural.”

(     ) “[…] não deixem de levar lembranças do nosso artesanato […]”

 

Questão 3 – Na parte “O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) a soma de eventos no Maior São João do Mundo.

(     ) o contraste de eventos no Maior São João do Mundo.

(     ) a alternância de eventos no Maior São João do Mundo.

 

Questão 4 – Em “Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna […]”, o termo “como” indica:

(     ) exemplos de grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.

(     ) uma opinião sobre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.

(     ) uma comparação entre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “todo dia um saxofonista toca o ‘Bolero de Ravel’ há anos”:

(     ) na Praia do Jacaré.

(     ) no Hotel Globo.

(     ) em Cabaceiras.

 

Questão 6 – As aspas foram usadas em “só sei que foi assim”, pois se trata:

(     ) de uma frase informal.

(     ) de uma frase de autoria alheia.

(     ) de uma frase com sentido figurado.

 

Questão 7 – Na passagem “Mas esperamos que você e sua família venham conferir de pertinho.”, o texto expõe:

(     ) um convite.

(     ) uma ordem.

(     ) um conselho.

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO

Imagine que você vai apresentar seu estado a um turista. Escreva um texto citando os aspectos mais legais do estado, comidas, lugares, coisas que você acha que valem à pena conhecer e que tornam Minas Gerais um lugar especial.

 

Referências:

https://acessaber.com.br/atividades/


Semana 3 – Volume 2 PET

Semana de 13/07 a 17/07

Turma: 6º ano                      Número de atividades por semana: 03

Dia para envio das atividades feitas: 16/07                     Data da correção: 17/07(sexta-feira)

Assunto: Variação Linguística

 

ATIVIDADE 1

Apostila – PET – páginas 7 e 8 – leitura e exercícios

 

Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO

LEIA:

O ratinho da cidade e o ratinho do campo

    Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.

    – Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!

    E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.

    – Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.

Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto “O ratinho da cidade e o ratinho do campo” é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – A história lida acontece porque:

(     ) o ratinho do campo convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.

(     ) o ratinho da cidade convidou o amigo, o ratinho do campo, para morar com ele.

(     ) o ratinho do campo e o ratinho da cidade vivenciaram situações de muito perigo.

 

Questão 3 – Em “[…] o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.”, os dois-pontos introduzem:

(     ) a especificação do que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

(     ) uma opinião sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

(     ) uma suspeita sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

 

Questão 4 – No trecho “– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele.”, o ratinho da cidade usa a expressão “meu amigo” para se dirigir ao ratinho do campo. Nesse contexto, essa expressão é:

(     ) um sujeito.

(     ) um aposto.

(     ) um vocativo.

 

Questão 5 – Segundo o narrador, os dois ratinhos mal tiveram tempo de sentir o cheirinho do baquete na cidade, já que:

(     ) “a porta da despensa se abriu e alguém entrou”.

(     ) “fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram”.

(     ) “outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo”.

 

Questão 6 – A linguagem figurada está presente no segmento:

(     ) “E lá se foi o ratinho do campo para a cidade.”

(     ) “O ratinho do campo ficou de queixo caído.”

(     ) “Resolveram começar o banquete na mesma hora.”

 

Questão 7 – Os travessões foram empregados no texto para:

(     ) anunciar as falas dos ratinhos.

(     ) indicar o começo das falas dos ratinhos.

(     ) assinalar uma breve pausa nas falas dos ratinhos.

 

Questão 8 – No período “É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.”, o ratinho do campo:

(     ) busca alertar o amigo dos perigos da vida na cidade.

(     ) demonstra tristeza por não poder morar com o ratinho da cidade.

(     ) expõe os seus argumentos por desistir de morar com o ratinho da cidade.

 

Questão 9 – Grife, na moral da história, o termo que indica uma comparação entre as duas vidas:

“Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos […]”

Por Denyse Lage Fonseca

 

 

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia o acróstico do nome “Afonso” para, a seguir, elaborar um texto semelhante.
 
Afonso! Sou eu, muito obrigado!
Faço muitas coisas e estudo muito.
Óculos eu tenho, e são redondos.
Nado como a natureza a nadar!
Sonho muito, sonhos bons, outros maus!
Orgulho-me de ser Português!

(http://farolguimaraesrosa.webnode.com.br/acrosticos-/. Acesso: 24/06/2013.)

Acróstico é uma composição em verso cujas letras iniciais (às vezes as mediais ou as finais), lidas no sentido vertical, formam uma ou mais palavras, que são o tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a composição.
 
Escreva um acróstico poético usando as letras do seu nome. 

 

Referências:

http://simavebancodeitens.educacao.mg.gov.br/

https://acessaber.com.br/atividades/


Semana 2 – Volume 2 PET

Semana de 06/07 a 10/07

Turma: 6º ano                      Número de atividades por semana: 03

Dia para envio das atividades feitas: 09/07                     

Data da correção: 10/07(sexta-feira)

Assunto: Variações Linguísticas

 Dica de vídeo aula para ajudar nas atividades!!!


ATIVIDADE 1

Apostila – PET – páginas 4 e 5 – leitura e exercícios

 

Atividade 2

Leia a letra da Música “Asa branca” de Gonzaguinha, em seguida destaque os trechos ou palavras que contenham traços da regionalidade.

Asa Branca

Gonzaguinha

 

Quando oiei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

 

Eu preguntei, a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação

Eu preguntei, a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação

 

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

 

Por farta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

 

Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

 

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

 

Hoje longe muitas légua

Numa triste solidão

 

Espero a chuva cair de novo

Para mim vorta pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo

Para mim vorta pro meu sertão

 

Quando o verde dos teus oios

Se espaiar na prantação

 

Eu te asseguro não chore não, viu

Que eu vortarei, viu

Meu coração

 

ATIVIDADE 3

Escreva um texto sobre o tema: “Falo errado mesmo uai!” utilizando expressões que costuma utilizar na oralidade, ou seja, procure escrever exatamente como você fala.

Mínimo 14 linhas.

 

Ø  Reflita: Por que costumamos falar de um jeito e quando escrevemos, fazemos da forma gramaticalmente correta?


............................................................

Semana 1 – Volume 2 PET

Semana de 29/06 a 03/07

Turma: 6º ano           Número de atividades por semana: 03

Dia para envio das atividades feitas: 02/07                     Data da correção: 03/07

Assunto: Variedades Linguísticas

 

Atividade 1

1.    Assista ao vídeo sobre variações linguísticas. Em seguida, comente o que você entendeu sobre o vídeo.

 


2.    Cite exemplos de palavras que têm diferentes significados de região para região.

 


Atividade 2

Apostila (PET) – páginas 1 e 2 – leitura e resolução de atividades.

 


Atividade 3

Leia o texto a seguir.


O texto lido está de acordo com uma variante regional, ao se comprovar pela imagem do homem. Reescreva o texto, retirando todas as marcas da oralidade, segundo a norma-padrão.

Exemplo: Sábado passado era sete de setembro, eu estava na cozinha, tomando uma pinga com mel...

 

Referências

https://i.pinimg.com/564x/7b/88/7f/7b887fbf44c724b03e26a6a088698716.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=RqAQszBFEkU

Pet- volume 2 – 6º ano


.......................................................................................................
  04/06/2020
Aula 3 - Interpretação de texto 
Responda as questões no caderno.

Leia os anúncios publicitários abaixo sobre campanhas contra balões:
1) Esses textos são exemplos de:
a) notícia                    c) artigo de opinião
b) narração                d) publicidade

2) A propaganda é um texto criado para convencer pessoas. O objetivo dessas três propagandas é o mesmo. Qual?

3) Qual é o público-alvo dessa propaganda (a quem ela se dirige)?

4) Qual seria a melhor época do ano para divulgar essas propagandas?

5) Responda de acordo com a 1ª propaganda:
a) O balão foi representado como se fosse humano e com um motosserra na mão. Qual é o objetivo de apresentá-lo dessa forma?

b) O que as pessoas devem fazer se souberem de alguém que soltou um balão?

c) Por que, além da floresta, há também uma casa no cenário da propaganda?

6) Responda de acordo com a 2ª propaganda:
a) A frase central da propaganda foi escrita como se modificasse uma outra frase. Que frase é essa?

b) A palavra legal, na frase original, tem que sentido?
(  ) De acordo com a lei.                 
(  ) Ótimo, bom.

c) Com a nova construção da frase e o acréscimo da expressão “crime ambiental”, em que sentido a palavra legal foi usada?
(  ) De acordo com a lei.                  
(  ) Ótimo, bom.

d) O que pode acontecer com quem solta balão, de acordo com a lei?

e) Nessa propaganda, que argumento é usado para convencer o leitor a não soltar balão?

7) Agora responda com base na 3ª propaganda:
a) Nessa propaganda, dois argumentos são usados para convencer o leitor. Quais?

b) Quem está repreendendo a pessoa que iria soltar um balão?

c) Como essa pessoa se sentiu nessa situação? Justifique com elementos da propaganda.

Fonte: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/

.......................................................
28/05/2020 - 2 aulas

AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - EXERCÍCIOS



Olá, querido aluno!
Na aula de hoje faremos um exercício super legal  sobre Campanhas Publicitárias na plataforma Google Forms.
Para realizar a atividade, basta clicar no link abaixo e responder lá mesmo.
Muito mais prático, dessa forma, suas respostas já virão para mim automaticamente, não é incrível?!
Em caso de dúvidas, estou à disposição nos nossos horários de aula.

LINK DA ATIVIDADE:

......................................................................................................

25/05/2020 - 2 aulas
AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - FOLHETOS E PANFLETOS 

Orientações: 
Faça um resumo da matéria no caderno;
Copie e responda a atividade no caderno;
Poste uma foto da atividade pronta nos comentários.

Folhetos/Panfletos 
Podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros. 
Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo. Possuem textos curtos e objetivos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.

Os panfletos visam apresentar, numa circulação rápida, de mão em mão, mimeografados ou fotocopiados, ideias, opiniões ou informações sobre diversos assuntos, como por exemplo publicidade de um produto, orientação ou ajuda num determinado local, ou ainda a exposição de qualquer tipo de produção artística ou política, entre outros.
Estrutura do Panfleto:
•Título:chamar a atenção;
•Texto:argumentos, diálogo;
•Assinatura: logotipo;
•Imagem.

Linguagem no Panfleto:
•Busca aproximação com o leitor. 

ATIVIDADE - Leia o folheto abaixo e responda às questões:



Referência:
Plano de ensino tutorado
Se liga na educação
Conexão escola
AULA I - PONTUAÇÃO

Olá, querido aluno!!! Quanta saudade... :-( 

Seja muito bem-vindo a esse ambiente, preparado com todo carinho para você!

Iniciaremos nossas aulas com um assunto muito importante:  PONTUAÇÃO.

Imagine ler um texto assim:

Vou embora para  São Paulo amanhã se estiver chovendo semana que vem.

>>>>>>>>>>>>  Oi?! Como assim? Quando você vai embora?

O problema no texto acima ocorre devido à ausência de pontuação, o simples uso da vírgula e do ponto final muda tudo. Observe:

Vou embora para São Paulo amanhã. Se estiver chovendo, semana que vem.

Deu pra perceber a importância do uso da pontuação?
Vamos assistir a um vídeo sobre o assunto?


Resumindo:


ATIVIDADES 




   
Espero que tenha gostado dessa aula!
Até a próxima!
Prof. Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário