Semana
4 – Volume 2 PET
Semana
de 20/07 a 24/07
Turma:
7º ano Número de
atividades por semana: 03
Dia para envio das atividades feitas: 23/07
Data
da correção: 24/07(sexta-feira)
Assunto:
Texto dramático — teatral.
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 14 a 17 – leitura e exercícios
ATIVIDADE 2 – Compreensão de texto
Leia:
Visita
Sobre a minha
mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto
que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os
açudes, os córregos e as poças de água.
É um bicho do
mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração
da metrópole? Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e
minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo.
Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto
da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas
asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele
se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era
preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo, afogá-lo. A
outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei
para a redação.
Mas a memória
tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho
de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e
deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda,
onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas
que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado
do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da
natureza a este desertor?
Voltei ao
banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça isso com o
coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença!”.
Tomei-o da mão do
homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que
laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe
água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas,
fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. “O menino e o
arco-íris e outras crônicas”. Para gostar de ler, 31. São Paulo: Ática, 2001.
p. 88-8.
Questões
Questão
1 – O texto acima é:
( ) um
conto.
( ) uma
crônica.
( ) uma
reportagem.
Questão
2 – No segmento “[…] gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as
poças de água.”, o narrador expõe:
( ) um
hábito do inseto.
( ) uma
opinião sobre o inseto.
( ) uma
hipótese sobre o inseto.
Questão
3 – Na parte “Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas
mandíbulas.”, a palavra destacada exprime uma circunstância de:
( )
lugar.
( )
modo.
( )
intensidade.
Questão
4 – Sublinhe a seguir a expressão que estabelece entre os fatos uma
relação de tempo:
“Depois
de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse […]”
Questão
5 – O narrador remonta à própria infância no trecho:
( )
“Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro.”
( ) “Lá
na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho […]”
( )
“Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar
mais dele.”
Questão
6 – Em “Transferi-o para
lá, acomodei-o e voltei para a redação.”,
os termos grifados:
( )
foram empregados para retomar.
( )
foram empregados para caracterizar.
( )
foram empregados para complementar.
Questão
7 – Na passagem “[…] onde eles apareciam em formação de esquadrilha
e pousavam na água escura.”, o vocábulo “onde” aponta para um lugar.
Assinale-o:
( ) “o
açude, na fazenda”.
( ) “a
avenida Rio Branco”.
( )
“Coroatá”.
Questão
8 – Identifique o fato que, segundo o narrador, fez com que ele
fosse para casa, esquecendo-se do bicho:
( )
“Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia.”
( )
“Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho.”
( )
“[…] o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas […]”.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Imagine que você se encontrou com seu maior ídolo e vocês lancharam
junto, batendo um papo. Escreva como foi essa conversa.
Referência:
https://acessaber.com.br/atividades
Semana 3 – Volume 2 PET
Semana de 13/07 a 17/07
Turma: 7º ano Número
de atividades por semana: 03
Dia para envio das atividades feitas: 16/07 Data da correção: 17/07(sexta-feira)
Assunto: Texto dramático — teatral.
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 10 a 12 – leitura e
exercícios
ATIVIDADE 2 – Compreensão de texto
Leia:
O menino e o
lobo
Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado
um apito para que soprasse em caso de perigo. Como ele passava grande parte do
dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de
comunicação, numa emergência.
Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas
pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para verificar o
que aconteceria.
Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu
para salvá-lo do perigo iminente. Mas não havia perigo. Estava tudo no mais
completo sossego. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela
correria toda muito engraçada.
Passados alguns dias, o menino soprou de
novo o apito. E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram
o pastorzinho rindo às gargalhadas do susto que pregara.
Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto
aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o
menino. Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu
socorro, soprou mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito
desesperado, todos pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho.
Correndo para salvar a sua vida, o menino
ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura
verdade parece mentira.
A verdade é sempre o melhor caminho.
La Fontaine. “Livro das Fábulas”.
Questões
Questão 1 – Identifique
o fato que motivou a história “O menino e o lobo”:
( ) o menino ganhou um apito para
ser soprado em caso de emergência.
( ) o menino resolveu soprar o
apito para ver a reação das pessoas da aldeia.
( ) o menino foi perseguido por
um lobo faminto e não teve ajuda do povo da aldeia.
Questão 2 – Em
“Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas,
era necessário um meio de comunicação, numa emergência.”, o termo “Como”
introduz:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Na
parte “Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente […]”, o advérbio grifado
exprime, em relação ao fato sobre as ovelhas, uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Segundo
o narrador, todos da ladeia correram para salvar o menino do perigo iminente. O
que significa “perigo iminente”?
( ) Significa que o perigo
poderia acontecer.
( ) Significa que o perigo não
estava previsto.
( ) Significa que o perigo estava
para acontecer.
Questão 5 – No
trecho “Este, mais do que rápido, soprou
o apito.”, o pronome grifado retoma:
( ) “um enorme lobo faminto”.
( ) “o rebanho”.
( ) “o menino”.
Questão 6 – Releia:
“Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou
mais uma vez.”
Com base na ideia acima, pode-se afirmar que:
( ) o menino soprou mais uma vez,
mas ninguém apareceu para socorrê-lo.
( ) o menino soprou mais uma vez,
porque ninguém apareceu para socorrê-lo.
( ) o menino soprou mais uma vez,
por isso ninguém apareceu para socorrê-lo.
Questão 7 – No
trecho “[…] o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso,
até a mais pura verdade parece mentira.”, as vírgulas indicam:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma
informação.
( ) o deslocamento de uma
informação.
Questão 8 – Na
passagem “A verdade é sempre o melhor caminho.”, o narrador:
( ) faz um apelo.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expõe um ensinamento.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Escreva um texto, com no mínimo 15 linhas,
tendo como tema o trecho “A verdade é sempre o melhor caminho”, do texto lido
anteriormente. Seja criativo.
Referência:
https://acessaber.com.br/atividades
Semana 2 – Volume 2
PET
Semana de 06/07 a 10/07
Turma: 7º ano Número de atividades por
semana: 02
Dia para envio das atividades feitas: 09/07
Data
da correção: 10/07(sexta-feira)
Assunto: Texto dramático — teatral.
Apostila – PET – páginas 6 a 8 – leitura e exercícios
Texto Teatral: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (Fragmento)
SÍLVIA – É ... O que é que a gente vai fazer?
LÚCIO – É um problema mesmo... Só que estou atrasadíssimo, depois você me liga para dizer como é que resolveu pôr hoje.
SÍLVIA – Espera aí, Lúcio. Acho que você não entendeu ainda. A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu.
LÚCIO – Mas foi você que despediu a moça, você causou o problema, agora resolva você, ora.
SÍLVIA – Ela extrapolou todos os limites, poderia ter sido com você, é como se ela tivesse... pedido demissão. É um problema da nossa casa, a ser resolvido, portanto, conjuntamente.
LÚCIO – Só que eu tenho a entrevista com os americanos às dez e meia e estou atrasado.
SÍLVIA – Mas eu também tenho uma entrevista às dez e meia...
LÚCIO – Ah, você não vai querer me comparar agora essa sua entrevista com o meu trabalho, vai?
SÍLVIA – Ah! A minha entrevista é uma frescura, apenas. O seu trabalho é muito mais importante que o meu.
LÚCIO – Não é bem isso...
SÍLVIA – É? Diga. Responde, Lúcio. É mais importante?
LÚCIO – É! Pronto. Quis escutar, escutou, Sílvia. É claro que o meu trabalho é muito mais importante do que o seu.
SÍLVIA – Pooooooooooooooooor quê?
LÚCIO – Porque ... Ora, não vamos agora começar uma discussão mesquinha. Eu me nego a ser ridículo.
SÍLVIA – Pois eu proponho que o sejamos.
LÚCIO – Sílvia, eu estou atrasado, não tenho tempo para debates.
(Pega a pasta e vai em direção à porta da rua.)
SÍLVIA – Tem razão... Também estou atrasadíssima e não tenho tempo para debates.
(Pega a sua pasta e também vai em direção à porta.)
LÚCIO – Quer parar de brincadeira? [...]
SÍLVIA – [...] Por que o seu trabalho é mais importante que o meu, Lúcio?
Leilah Assunção
Entendendo o texto:
01 – Como é comum nos textos teatrais, o desenvolvimento dos fatos e o conhecimento sobre as personagens se dão por meio dos diálogos.
Compare as falas a seguir e associe-as aos locutores:
"Lúcio [...] depois você me liga para dizer como é que resolveu por hoje."
“Lúcio [...] você causou o problema, agora resolva você, ora."
"Sílvia [...] A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu."
"Sílvia [...] É um problema da nossa casa. A ser resolvido, portanto, conjuntamente."
a) Como Lúcio se posiciona diante do problema que surgiu naquele dia?
b) Pela reação de Lúcia, o que ela não quer mais?
02 – No confronto de interesses entre os dois, o casal acaba discutindo sobre a vida profissional de cada um.
a) Que argumento básico Lúcio utiliza para convencer Sílvia de que o trabalho dele é mais importante do que o dela?
b) Para rebater o argumento do marido, Sílvia cita o exemplo da mãe dele. O que você acha que pode ter ocorrido com os pais de Lúcio?
03 – Releia estes trechos:
"[...] você ficou três meses aqui, só amamentando..."
"O meu trabalho pesa mais que o seu porque ele que é para valer..."
a) Que opinião Lúcio revela ter sobre a amamentação e sobre o trabalho de Sílvia?
b) Quais das afirmações a seguir confirmam sua resposta anterior?
• "O que você faz no escritório e o que você faz nesta casa são coisas valiosíssimas...”
• "você não passa de uma secretária de luxo..."
• "Eu digo para as pessoas: 'Minha mulher é advogada', e sinto orgulho."
• "É hoje que será resolvido se vamos ou não para os Estados Unidos."
04 – Releia esta fala de Sílvia:
"É que me divido tanto, são tantos os meus papéis, que chego a ficar confusa. É um absurdo... como é que eu pude me confundir tanto assim? (Vai até a janela e diz em voz baixa, para si mesma.) Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma, o meu trabalho..."
a) Levante hipóteses: De que papéis Sílvia está falando?
b)No teatro, o pensamento precisa ser falado para que o público tome conhecimento dele. Assim, Sílvia "pensa alto" ao dizer para si mesma: "Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma, o meu trabalho...". Interprete: O que ela quer dizer com essa afirmação?
05 – Considerando a carreira profissional das duas personagens, Sílvia e Lúcio estão em situações diferentes.
a) Qual e a situação de Lúcio em sua vida profissional?
b) E a de Sílvia?
06 – Compare estes trechos:
"Sílvia Sempre de braços dados com alguma referência, 'a mulher de", 'a mãe de' [...]. E eu, Sílvia, onde é que estou, o que é que eu sou?"
"Lúcio (perplexo) Não... não pode ser... Essa daí não é você..."
a) Ao dizer "onde é que estou, o que é que eu sou?", em que Sílvia pensa, na verdade?
.
b) Como Lúcio reage diante da nova Sílvia que vê à sua frente?
07 – Lúcio atribui as mudanças da esposa ao feminismo e à novela das sete. Releia este trecho:
"Acho que é por isso que eu quis ser advogada, para tentar colocar de novo essa palavra [justiça] no dicionário..."
Considerando quem é Sílvia, a profissão que ela exerce e a vida que tem levado ao lado de Lúcio, você acha que suas mudanças são fruto apenas da influência da TV? Por quê?
08 – O movimento feminista internacional alcançou expressão no século XX, principalmente a partir da década de 1960. Encenada entre 1986 e 1989, a peça Lua nua põe em discussão a situação da mulher moderna, no lar e no trabalho.
a) Pelo que se vê no texto, a libertação feminina, nesse momento, era um problema do passado?
b) E hoje? Você acha que a mulher atual ainda vive problemas semelhantes aos de Sílvia? Por quê?
........................................
Semana de 29/06 a 03/07
Turma: 7º Número de atividades por semana: 02
Dia para envio das atividades feitas: 02/07 Data da correção: 03/07
Assunto: Texto teatral
Atividade 1
Apostila
(PET) – páginas 1 a 5 – leitura (grife partes importantes) e responda as atividades.
Atividade 2
Leia o texto
e responda as questões.
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar
histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito
interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito
valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os
problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa
noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você
tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília.
Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas
bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que
beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu
ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava
exagerar. Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar
um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu
vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de
todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então,
juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a
fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho,
descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas prá que
lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde:
(entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde
você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me
perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali.
Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o
caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela
estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela
tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses
dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também
estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei
fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do
Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado.
(aparece o Saci) Acho que já encontrei
alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está
fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande
tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me
ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com
você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse
grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
1.O texto acima apresenta:
personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas
características são de que tipo de texto?
2.Que personagens atuam nessas
cenas?
3.As
frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem?
4.Use sua criatividade e crie uma 4ª cena para o texto lido acima.
https://acessaber.com.br/atividades
PET- volume 2 - 7º ano
Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.
Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
"As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.
http://www.sganoticias.com.br
Atividades:
1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?
a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.
2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como
a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.
3ª) O fato que gerou a notícia foi
a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do porto.
4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
6ª) Onde o protesto está sendo realizado?
______________________________________________________
7ª) O que impactou a redução de movimentação de cargas?
a) A queima de pneus.
b) A movimentação imparcial de cargas.
c) As operações parciais internas.
d) O impedimento das passagens de veículos.
8ª) Qual a função das aspas no último parágrafo?
______________________________________________________
9ª) No trecho: “... está sendo realizado por meio da interrupção...”, a palavra grifada tem o sentido de
a) continuidade.
b) suspensão.
c) concessão.
d) permissão.
10ª) O trecho abaixo que NÃO é uma consequência da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155, é
a) “As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial.”
b) “Mais de 500 caminhões estão estacionados...”
c) “Automóveis não podem sair ou entrar...”
d) “... a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira...”
Disponível em: //tudosaladeaula.blogspot.com/2018/06/interpretacao-de-texto-noticia-6-e-7.html?m=1
................................................................
28/05/2020
Aula 3 - Estrutura do gênero Notícia - exercícios
Olá, querido aluno!
Na aula de hoje faremos um exercício super legal sobre estrutura do gênero Notícia.
Para realizar a atividade, basta clicar no link abaixo e responder lá mesmo.
Muito mais prático, dessa forma, suas respostas já virão para mim automaticamente, não é incrível?!
Em caso de dúvidas,estou à disposição nos nossos horários de aula. LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/LtbZSPJDYyQURtDn8
Aula 2 - Construção composicional do gênero Notícia
Orientações:
Faça um resumo da matéria no caderno;
Copie e responda a atividade no caderno;
Poste uma foto da atividade pronta nos comentários.
Construção composicional ou aspecto formal do texto, se refere ao tipo de estruturação e conclusão de
um todo, “como seu elemento mais característico”. (BAKHTIN in GRILLO, 2010, p. 53)
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/149667
• Manchete: notícia da capa; é para aguçar a curiosidade do público;
- Título Principal e Título auxiliar;
• Lide: é a abertura do texto da notícia (primeiro parágrafos)
- O quê: o fato;
- Quem: personagem(s)
- Quando: o momento em que ocorreu o fato;
- Onde: o lugar de ocorrência;
• Corpo da notícia: destaque para os fatos mais importantes, depois os secundários;
- Como: o modo como se desenrolou o fato ou ação;
- Por quê: a causa, razão ou motivo.
CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL E ESTILO
• Estilo faz menção à materialização linguística dos gêneros, abarcando, dessa forma, uma ampla quantidade de recursos linguísticos utilizados não só para a elaboração, mas, sobretudo, para a materialização do dizer presentes nos gêneros textuais, como, por exemplo, aspectos/ fatores vocabulares, frasais, gramatiqueiros etc. (BENTES, 2004; LUNA & CUNHA, 2009). https://www.partes.com.br/2013/10/17/o-genero-noticia-um-olhar-sobre-a-organizacao-estrutural/
• Linguagem formal e objetiva; textos curtos;
• Relato predominantemente em 3ª pessoa, a fim de manter a impessoalidade, e imparcialidade, isto é, distanciamento do fato;
• Tempos verbais no passado (pretéritos imperfeito e perfeito): morava perto de....; gostava de....; costumava passar as tardes...; passou o tempo....; percebeu que....; bateu na porta...)
AULA 1 - Notícia, Reportagem e Hiperlink
Olá, meus queridos! Quanta saudade...
Vamos começar nossas aulas?
Hoje vamos falar sobre gêneros textuais da esfera jornalística.
Exemplo de Notícia:
Atividade:
1. Quando a instituição Cães Guia doou um labrador para James?
2. Em que país o projeto foi desenvolvido?
3. A quem se destina o projeto?
.................................................................................................................................
Exemplos de reportagem:
Atividade:
1. Clique em um dos hiperlinks abaixo e dê um título para o texto ao qual foi redirecionado:
a) https://i.pinimg.com/474x/93/f7/89/93f7897c2ffc77f1d6ee092f6d1933c3.jpg
b) https://cdn.dicionariopopular.com/imagens/piada-7.jpg
c) https://img.buzzfeed.com/buzzfeed-static/static/2018-05/7/11/asset/buzzfeed-prod-web-02/sub-buzz-3457-1525708377-1.png
Resumindo a aula...
REFERÊNCIAS:
https://slideplayer.com.br/slide/1814211/9/images/1/A+NOT%C3%8DCIA.jpg
https://ensinarhoje.com/wp-content/uploads/2019/06/Atividade-com-not%C3%ADcia-crian%C3%A7a-surdas-recebem-ajuda-de-c%C3%A3es.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6Z9gxkUmu4w1D-Z6628v3VP0hbi-C5b3EP14UkIwlWR-y3J22_TSzN-7uofFGP_6kIuDNXE9f_dcQzUBY2Sd51O_byaUy5oKpzKHMvEvJVGALGh0y2GNIA5svroKpcjqTaxNzSAJDZ0Y/s1600/gneros-textuais-2-o-bim-8o-ano-2-638.jpg
https://www.objetivo.br/galeria/banco_de_imagens/061011_adriana_atleta_1.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=3RV8fSJGKz8
https://image.slidesharecdn.com/2hiperlink-oque-120624111651-phpapp02/95/2-hiperlink-o-que-2-728.jpg?cb=1340537619
https://www.youtube.com/watch?v=SgGB3J4tYIQ&t=313s
Nenhum comentário:
Postar um comentário