Semana
4 – Volume 2 PET
Semana
de 20/07 a 24/07
Turma:
6º ano Número de
atividades por semana: 03
Dia
para envio das atividades feitas: 23/07 Data
da correção: 24/07(sexta-feira)
Assunto:
Variações Linguísticas
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 10 a 13 – leitura e exercícios
Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO
Semana
4 – Volume 2 PET
Semana
de 20/07 a 24/07
Turma:
6º ano Número de
atividades por semana: 03
Dia
para envio das atividades feitas: 23/07 Data
da correção: 24/07(sexta-feira)
Assunto:
Variações Linguísticas
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 10 a 13 – leitura e exercícios
Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO
LEIA:
Quer conhecer a Paraíba?
Você conhece a
Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental
das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol
nasce primeiro antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por
paisagens naturais bonitas e gente sorridente.
[…]
Hummmm… e tem
mais: vocês devem saber que todo mundo aqui nasce com o forró no pé, né? O
Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de
quadrilha e casamento na roça. E ai do noivo se ele fugir do compromisso! Ôxe,
você tá pensando que é só isso? Tem muito mais!
Aqui nasceu muita
gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano
Suassuna e músicos conhecidos em todo o Brasil, como Flávio José, Elba Ramalho
e Chico César.
[…]
A vegetação e o
clima mudam de acordo com cada lugar. É que mesmo sendo um estado só, a Paraíba
é rica em diversidade natural e cultural.
Lá também tem
vários pontos onde dá para ver um pôr do sol bem bonito: a tradicional Praia do
Jacaré (onde todo dia um saxofonista toca o “Bolero de Ravel” há anos) e o
Hotel Globo, que fica no Centro Histórico. E falando em Centro Histórico, vocês
precisam conhecer e tirar fotos nas casinhas coloridas, praças e igrejas bem
antigas que tem por lá.
Gosta de cinema?
O que acha de conhecer um lugar onde filmes como “O Auto da Compadecida” foram
filmados com ajuda dos moradores? Pois é. Cabaceiras, outra cidade da Paraíba,
é conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Sabe por quê? Não sei… “só sei que foi
assim”!
É isso, galera! A
gente poderia passar horas e horas falando de um monte de coisas que tem e
acontece aqui na Paraíba. Mas esperamos que você e sua família venham conferir
de pertinho. E, para nunca esquecer da visita, não deixem de levar lembranças
do nosso artesanato e um saquinho de cocadas, castanhas e rapaduras para
presentear os amigos!
Disponível
em: <http://www.ebc.com.br/>. (Com cortes).
Você conhece a
Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental
das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol
nasce primeiro antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por
paisagens naturais bonitas e gente sorridente.
[…]
Hummmm… e tem
mais: vocês devem saber que todo mundo aqui nasce com o forró no pé, né? O
Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de
quadrilha e casamento na roça. E ai do noivo se ele fugir do compromisso! Ôxe,
você tá pensando que é só isso? Tem muito mais!
Aqui nasceu muita
gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano
Suassuna e músicos conhecidos em todo o Brasil, como Flávio José, Elba Ramalho
e Chico César.
[…]
A vegetação e o
clima mudam de acordo com cada lugar. É que mesmo sendo um estado só, a Paraíba
é rica em diversidade natural e cultural.
Lá também tem
vários pontos onde dá para ver um pôr do sol bem bonito: a tradicional Praia do
Jacaré (onde todo dia um saxofonista toca o “Bolero de Ravel” há anos) e o
Hotel Globo, que fica no Centro Histórico. E falando em Centro Histórico, vocês
precisam conhecer e tirar fotos nas casinhas coloridas, praças e igrejas bem
antigas que tem por lá.
Gosta de cinema?
O que acha de conhecer um lugar onde filmes como “O Auto da Compadecida” foram
filmados com ajuda dos moradores? Pois é. Cabaceiras, outra cidade da Paraíba,
é conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Sabe por quê? Não sei… “só sei que foi
assim”!
É isso, galera! A
gente poderia passar horas e horas falando de um monte de coisas que tem e
acontece aqui na Paraíba. Mas esperamos que você e sua família venham conferir
de pertinho. E, para nunca esquecer da visita, não deixem de levar lembranças
do nosso artesanato e um saquinho de cocadas, castanhas e rapaduras para
presentear os amigos!
Disponível
em: <http://www.ebc.com.br/>. (Com cortes).
Questões
Questão
1 – No segmento “É conhecido por paisagens naturais bonitas e
gente sorridente.”, a que o texto se refere?
R:
Questão
2 – A linguagem coloquial está presente no trecho:
( )
“Calma, deixa a gente explicar […]”
( )
“[…] a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural.”
( )
“[…] não deixem de levar lembranças do nosso artesanato […]”
Questão
3 – Na parte “O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina
Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça.”, o vocábulo “e”
exprime:
( ) a soma
de eventos no Maior São João do Mundo.
( ) o
contraste de eventos no Maior São João do Mundo.
( ) a
alternância de eventos no Maior São João do Mundo.
Questão
4 – Em “Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e
poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna […]”, o termo “como” indica:
( )
exemplos de grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
( ) uma
opinião sobre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
( ) uma
comparação entre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
Questão
5 – Segundo o texto, “todo dia um saxofonista toca o ‘Bolero de
Ravel’ há anos”:
( ) na
Praia do Jacaré.
( ) no
Hotel Globo.
( ) em
Cabaceiras.
Questão
6 – As aspas foram usadas em “só sei que foi assim”, pois se trata:
( ) de
uma frase informal.
( ) de
uma frase de autoria alheia.
( ) de
uma frase com sentido figurado.
Questão
7 – Na passagem “Mas esperamos que você e sua família venham
conferir de pertinho.”, o texto expõe:
( ) um
convite.
( ) uma
ordem.
( ) um
conselho.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Imagine que você vai apresentar seu estado a um
turista. Escreva um texto citando os aspectos mais legais do estado, comidas,
lugares, coisas que você acha que valem à pena conhecer e que tornam Minas
Gerais um lugar especial.
Referências:
https://acessaber.com.br/atividades/
Semana 3 – Volume 2 PET
Semana de 13/07 a 17/07
Turma: 6º ano Número
de atividades por semana: 03
Dia para envio das atividades feitas: 16/07 Data da correção: 17/07(sexta-feira)
Assunto: Variação Linguística
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 7 e 8 – leitura e
exercícios
Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO
LEIA:
O ratinho da
cidade e o ratinho do campo
Certo dia um ratinho do campo
convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio
da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que
havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! –
exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós
dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a
cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e
tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o
banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da
despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se
esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se
acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa
entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do
campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou
indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito
perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Moral: Mais vale uma
vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e
preocupações.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto “O ratinho da cidade e
o ratinho do campo” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – A história lida acontece
porque:
( ) o ratinho do campo
convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.
( ) o ratinho da cidade
convidou o amigo, o ratinho do campo, para morar com ele.
( ) o ratinho do campo e o
ratinho da cidade vivenciaram situações de muito perigo.
Questão 3 – Em “[…] o que havia para
jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.”, os dois-pontos
introduzem:
( ) a especificação do que
havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma opinião sobre o que
havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma suspeita sobre o
que havia para jantar na casa do ratinho do campo.
Questão 4 – No trecho “– Coitado de você,
meu amigo! – exclamou ele.”, o ratinho da cidade usa a expressão “meu amigo”
para se dirigir ao ratinho do campo. Nesse contexto, essa expressão é:
( ) um sujeito.
( ) um aposto.
( ) um vocativo.
Questão 5 – Segundo o narrador, os dois
ratinhos mal tiveram tempo de sentir o cheirinho do baquete na cidade, já que:
( ) “a porta da despensa se
abriu e alguém entrou”.
( ) “fugiram apavorados e
se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram”.
( ) “outra pessoa entrou na
despensa e foi preciso sumir de novo”.
Questão 6 – A linguagem figurada está
presente no segmento:
( ) “E lá se foi o ratinho
do campo para a cidade.”
( ) “O ratinho do campo
ficou de queixo caído.”
( ) “Resolveram começar o
banquete na mesma hora.”
Questão 7 – Os travessões foram empregados
no texto para:
( ) anunciar as falas dos
ratinhos.
( ) indicar o começo das
falas dos ratinhos.
( ) assinalar uma breve
pausa nas falas dos ratinhos.
Questão 8 – No período “É muito perigosa.
Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.”, o
ratinho do campo:
( ) busca alertar o amigo
dos perigos da vida na cidade.
( ) demonstra tristeza por
não poder morar com o ratinho da cidade.
( ) expõe os seus
argumentos por desistir de morar com o ratinho da cidade.
Questão 9 – Grife, na moral da história, o
termo que indica uma comparação entre as duas vidas:
“Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que
todo o luxo do mundo com perigos […]”
Por Denyse Lage Fonseca
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia o acróstico do nome
“Afonso” para, a seguir, elaborar um texto semelhante.
Afonso! Sou eu, muito obrigado!
Faço muitas coisas e estudo muito.
Óculos eu tenho, e são redondos.
Nado como a natureza a nadar!
Sonho muito, sonhos bons, outros maus!
Orgulho-me de ser Português!
(http://farolguimaraesrosa.webnode.com.br/acrosticos-/. Acesso:
24/06/2013.)
Acróstico é uma composição em verso cujas letras iniciais (às
vezes as mediais ou as finais), lidas no sentido vertical, formam uma ou mais
palavras, que são o tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a
composição.
Escreva um acróstico poético usando as letras do seu nome.
Referências:
http://simavebancodeitens.educacao.mg.gov.br/
https://acessaber.com.br/atividades/
Semana 2 – Volume 2
PET
Semana de 06/07 a 10/07
Turma: 6º ano Número de atividades por
semana: 03
Dia para envio das
atividades feitas: 09/07
Data
da correção: 10/07(sexta-feira)
Assunto: Variações
Linguísticas
Dica de vídeo aula para ajudar nas atividades!!!
ATIVIDADE
1
Apostila
– PET – páginas 4 e 5 – leitura e exercícios
Atividade
2
Leia
a letra da Música “Asa branca” de Gonzaguinha, em seguida destaque os trechos
ou palavras que contenham traços da regionalidade.
Asa
Branca
Gonzaguinha
Quando
oiei a terra ardendo
Qual
fogueira de São João
Eu
preguntei, a Deus do céu, ai
Por
que tamanha judiação
Eu
preguntei, a Deus do céu, ai
Por
que tamanha judiação
Que
braseiro, que fornaia
Nem
um pé de prantação
Por
farta d'água perdi meu gado
Morreu
de sede meu alazão
Por
farta d'água perdi meu gado
Morreu
de sede meu alazão
Inté
mesmo a asa branca
Bateu
asas do sertão
Entonce
eu disse adeus Rosinha
Guarda
contigo meu coração
Entonce
eu disse adeus Rosinha
Guarda
contigo meu coração
Hoje
longe muitas légua
Numa
triste solidão
Espero
a chuva cair de novo
Para
mim vorta pro meu sertão
Espero
a chuva cair de novo
Para
mim vorta pro meu sertão
Quando
o verde dos teus oios
Se
espaiar na prantação
Eu
te asseguro não chore não, viu
Que
eu vortarei, viu
Meu
coração
ATIVIDADE
3
Escreva
um texto sobre o tema: “Falo errado mesmo uai!” utilizando expressões que
costuma utilizar na oralidade, ou seja, procure escrever exatamente como você
fala.
Mínimo
14 linhas.
Ø Reflita: Por que costumamos falar de
um jeito e quando escrevemos, fazemos da forma gramaticalmente correta?
........................................
Semana
1 – Volume 2 PET
Semana de 29/06 a 03/07
Turma: 6º ano Número de atividades por semana: 03
Dia para envio das
atividades feitas: 02/07 Data
da correção: 03/07
Assunto: Variedades
Linguísticas
Atividade
1
1.
Assista
ao vídeo sobre variações linguísticas. Em seguida, comente o que você entendeu
sobre o vídeo.
2.
Cite
exemplos de palavras que têm diferentes significados de região para região.
Atividade 2
Apostila
(PET) – páginas 1 e 2 – leitura e resolução de atividades.
Atividade
3
Leia o texto
a seguir.
O texto lido
está de acordo com uma variante regional, ao se comprovar pela imagem do homem.
Reescreva o texto, retirando todas as marcas da oralidade, segundo a
norma-padrão.
Exemplo:
Sábado passado era sete de setembro, eu estava na cozinha, tomando uma pinga
com mel...
Referências
Pet- volume 2
– 6º ano
.....................................................................................................................
04/06/2020
Aula 3 - Interpretação de texto
Leia os anúncios publicitários abaixo sobre campanhas contra balões:
1) Esses textos são exemplos de:
a) notícia c) artigo de opinião
b) narração d) publicidade
2) A propaganda é um texto criado para convencer pessoas. O objetivo dessas três propagandas é o mesmo. Qual?
3) Qual é o público-alvo dessa propaganda (a quem ela se dirige)?
4) Qual seria a melhor época do ano para divulgar essas propagandas?
5) Responda de acordo com a 1ª propaganda:
a) O balão foi representado como se fosse humano e com um motosserra na mão. Qual é o objetivo de apresentá-lo dessa forma?
b) O que as pessoas devem fazer se souberem de alguém que soltou um balão?
c) Por que, além da floresta, há também uma casa no cenário da propaganda?
6) Responda de acordo com a 2ª propaganda:
a) A frase central da propaganda foi escrita como se modificasse uma outra frase. Que frase é essa?
b) A palavra legal, na frase original, tem que sentido?
( ) De acordo com a lei. ( ) Ótimo, bom.
c) Com a nova construção da frase e o acréscimo da expressão “crime ambiental”, em que sentido a palavra legal foi usada?
( ) De acordo com a lei. ( ) Ótimo, bom.
d) O que pode acontecer com quem solta balão, de acordo com a lei?
e) Nessa propaganda, que argumento é usado para convencer o leitor a não soltar balão?
7) Agora responda com base na 3ª propaganda:
a) Nessa propaganda, dois argumentos são usados para convencer o leitor. Quais?
b) Quem está repreendendo a pessoa que iria soltar um balão?
c) Como essa pessoa se sentiu nessa situação? Justifique com elementos da propaganda.
Fonte: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/
.............................................................................................
27/05/2020 - 2 aulas
AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - EXERCÍCIOS
Olá, querido aluno!
Na aula de hoje faremos um exercício super legal sobre Campanhas Publicitárias na plataforma Google Forms.
Para realizar a atividade, basta clicar no link abaixo e responder lá mesmo.
Muito mais prático, dessa forma, suas respostas já virão para mim automaticamente, não é incrível?!
Em caso de dúvidas, estou à disposição nos nossos horários de aula.
LINK DA ATIVIDADE:
................................................................................................................
25/05/2020 - 2 aulas
AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - FOLHETOS E PANFLETOS
Orientações:
Faça um resumo da matéria no caderno;
Copie e responda a atividade no caderno;
Poste uma foto da atividade pronta nos comentários.
Folhetos/Panfletos
Podem ser publicitários e comerciais
quando apresentam informações sobre produtos e serviços
com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser
informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a
intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu
leitor.
Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto
verbal, cores, escolha de fonte, entre outros.
Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa
imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no
imperativo.
Possuem textos curtos e objetivos, normalmente são impressos em uma
folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.
Os panfletos visam apresentar, numa circulação
rápida, de mão em mão, mimeografados ou
fotocopiados, ideias, opiniões ou informações sobre
diversos assuntos, como por exemplo publicidade
de um produto, orientação ou ajuda num
determinado local, ou ainda a exposição de
qualquer tipo de produção artística ou política,
entre outros.
Estrutura do Panfleto:
•Título:chamar a atenção;
•Texto:argumentos, diálogo;
•Assinatura: logotipo;
•Imagem.
Linguagem no Panfleto:
•Busca aproximação com o leitor.
ATIVIDADE - Leia o folheto abaixo e responda às questões:
Referência:
Plano de ensino tutorado
Se liga na educação
Conexão escola
AULA I - PONTUAÇÃO
Olá, querido aluno!!! Quanta
saudade... :-(
Seja muito bem-vindo a esse ambiente, preparado com todo carinho
para você!
Iniciaremos nossas aulas com um assunto muito importante:
PONTUAÇÃO.
Imagine ler um texto assim:
Vou embora para São Paulo amanhã se estiver chovendo
semana que vem.
>>>>>>>>>>>> Oi?! Como
assim? Quando você vai embora?
O problema no texto acima ocorre devido à ausência de pontuação, o
simples uso da vírgula e do ponto final muda tudo. Observe:
Vou embora para São Paulo amanhã. Se estiver chovendo, semana
que vem.
Deu pra perceber a importância do uso da pontuação?
Vamos assistir a um vídeo sobre o assunto?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjMC7s6yD5g
Resumindo:
.
ATIVIDADES
Espero que tenha gostado dessa aula!
Até a próxima!
Prof. Bianca
Questão
1 – No segmento “É conhecido por paisagens naturais bonitas e
gente sorridente.”, a que o texto se refere?
R:
Questão
2 – A linguagem coloquial está presente no trecho:
( )
“Calma, deixa a gente explicar […]”
( )
“[…] a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural.”
( )
“[…] não deixem de levar lembranças do nosso artesanato […]”
Questão
3 – Na parte “O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina
Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça.”, o vocábulo “e”
exprime:
( ) a soma
de eventos no Maior São João do Mundo.
( ) o
contraste de eventos no Maior São João do Mundo.
( ) a
alternância de eventos no Maior São João do Mundo.
Questão
4 – Em “Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e
poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna […]”, o termo “como” indica:
( )
exemplos de grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
( ) uma
opinião sobre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
( ) uma
comparação entre grandes escritores e poetas que nasceram na Paraíba.
Questão
5 – Segundo o texto, “todo dia um saxofonista toca o ‘Bolero de
Ravel’ há anos”:
( ) na
Praia do Jacaré.
( ) no
Hotel Globo.
( ) em
Cabaceiras.
Questão
6 – As aspas foram usadas em “só sei que foi assim”, pois se trata:
( ) de
uma frase informal.
( ) de
uma frase de autoria alheia.
( ) de
uma frase com sentido figurado.
Questão
7 – Na passagem “Mas esperamos que você e sua família venham
conferir de pertinho.”, o texto expõe:
( ) um
convite.
( ) uma
ordem.
( ) um
conselho.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Imagine que você vai apresentar seu estado a um
turista. Escreva um texto citando os aspectos mais legais do estado, comidas,
lugares, coisas que você acha que valem à pena conhecer e que tornam Minas
Gerais um lugar especial.
Referências:
https://acessaber.com.br/atividades/
Semana 3 – Volume 2 PET
Semana de 13/07 a 17/07
Turma: 6º ano Número
de atividades por semana: 03
Dia para envio das atividades feitas: 16/07 Data da correção: 17/07(sexta-feira)
Assunto: Variação Linguística
ATIVIDADE 1
Apostila – PET – páginas 7 e 8 – leitura e
exercícios
Atividade 2 – COMPREENSÃO DE TEXTO
LEIA:
O ratinho da
cidade e o ratinho do campo
Certo dia um ratinho do campo
convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio
da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que
havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! –
exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós
dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a
cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e
tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o
banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da
despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se
esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se
acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa
entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do
campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou
indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito
perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Moral: Mais vale uma
vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e
preocupações.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto “O ratinho da cidade e
o ratinho do campo” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – A história lida acontece
porque:
( ) o ratinho do campo
convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.
( ) o ratinho da cidade
convidou o amigo, o ratinho do campo, para morar com ele.
( ) o ratinho do campo e o
ratinho da cidade vivenciaram situações de muito perigo.
Questão 3 – Em “[…] o que havia para
jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.”, os dois-pontos
introduzem:
( ) a especificação do que
havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma opinião sobre o que
havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma suspeita sobre o
que havia para jantar na casa do ratinho do campo.
Questão 4 – No trecho “– Coitado de você,
meu amigo! – exclamou ele.”, o ratinho da cidade usa a expressão “meu amigo”
para se dirigir ao ratinho do campo. Nesse contexto, essa expressão é:
( ) um sujeito.
( ) um aposto.
( ) um vocativo.
Questão 5 – Segundo o narrador, os dois
ratinhos mal tiveram tempo de sentir o cheirinho do baquete na cidade, já que:
( ) “a porta da despensa se
abriu e alguém entrou”.
( ) “fugiram apavorados e
se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram”.
( ) “outra pessoa entrou na
despensa e foi preciso sumir de novo”.
Questão 6 – A linguagem figurada está
presente no segmento:
( ) “E lá se foi o ratinho
do campo para a cidade.”
( ) “O ratinho do campo
ficou de queixo caído.”
( ) “Resolveram começar o
banquete na mesma hora.”
Questão 7 – Os travessões foram empregados
no texto para:
( ) anunciar as falas dos
ratinhos.
( ) indicar o começo das
falas dos ratinhos.
( ) assinalar uma breve
pausa nas falas dos ratinhos.
Questão 8 – No período “É muito perigosa.
Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.”, o
ratinho do campo:
( ) busca alertar o amigo
dos perigos da vida na cidade.
( ) demonstra tristeza por
não poder morar com o ratinho da cidade.
( ) expõe os seus
argumentos por desistir de morar com o ratinho da cidade.
Questão 9 – Grife, na moral da história, o
termo que indica uma comparação entre as duas vidas:
“Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos […]”
Por Denyse Lage Fonseca
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia o acróstico do nome
“Afonso” para, a seguir, elaborar um texto semelhante.
Afonso! Sou eu, muito obrigado!
Faço muitas coisas e estudo muito.
Óculos eu tenho, e são redondos.
Nado como a natureza a nadar!
Sonho muito, sonhos bons, outros maus!
Orgulho-me de ser Português!
(http://farolguimaraesrosa.webnode.com.br/acrosticos-/. Acesso:
24/06/2013.)
Acróstico é uma composição em verso cujas letras iniciais (às
vezes as mediais ou as finais), lidas no sentido vertical, formam uma ou mais
palavras, que são o tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a
composição.
Escreva um acróstico poético usando as letras do seu nome.
Referências:
http://simavebancodeitens.educacao.mg.gov.br/
https://acessaber.com.br/atividades/
04/06/2020
AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - EXERCÍCIOS
25/05/2020 - 2 aulas
AULA 2- CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - FOLHETOS E PANFLETOS
Iniciaremos nossas aulas com um assunto muito importante: PONTUAÇÃO.
precisa copiar o texto
ResponderExcluirProfessora,eu nao estou conseguindo enviar a foto da atividade da semana 1 aqui nos comentarios,e o folheto da atividade da semana 2 não aparece o que eu faço?
ResponderExcluirProblema resolvido. As atividades podem ser enviadas pelo meu email, que já mandei pelo Whatsapp de vocês.
Excluir